A arte cinética vai de encontro com as esteira porta cabos2019/1/16

A e-spool da igus conduz cabos facilmente em uma escultura cinética complicada

Um sistema de gestão de cabos de controle, áudio e energia altamente complexo em uma altura de quatro metros - este foi o desafio para uma peça de arte. A solução: a combinação de e-spool com twisterband compacta da igus garantem uma alimentação confiável do cabo em espaços confinados, mesmo sob as condições mais difíceis. Rápido de instalar e fácil de manter e operar.

Uma escultura cinética consistindo de 168 esferas metálicas individualmente posicionáveis está suspensa sobre uma fonte no saguão de um hotel em Taiwan. Mas atrás deste trabalho artístico delicado e elegante há bastante tecnologia. A Kurt Hüttinger GmbH, a empresa de construção da feira comercial, teve que enfrentar o seguinte desafio: O sistema deveria ser de fácil acesso para manutenção, apesar de ter sido instalado dentro de um teto falso inacessível de um metro de altura à quatro metros acima do chão. Havia pouco tempo para a instalação, porque a obra de arte devia estar pronta antes da abertura oficial. Um bondinho para acomodar permanentemente a unidade técnica já tinha sido instalado na casca estrutural do edifício. Precisava-se de um sistema de gestão de cabos altamente complexo para os cabos de controle, áudio e energia, o qual permitiria que as esferas se movimentem em conjunto com a música. Devia ser confiável, discreto e, sobretudo, rápido de instalar.

e-spool da igus: o sistema prático de enrolador de cabo
"Encontramos a solução perfeita para os nossos cabos na forma da e-spool da igus", explica Stephan Hessberger, chefe de desenho técnico na Kurt Hüttinger GmbH. A esteira porta cabos é adequada para o fornecimento de energia em espaços muito restritos e é conduzida sobre um rolo. Molas de retração integradas garantem o comprimento e tensão corretos do sistema de gestão de cabos a qualquer hora. Na posição inicial, a esteira porta cabos fica totalmente enrolada para economizar espaço. A compacta twisterband conecta o rolo ao bloco na extremidade do eixo, o que serve como uma interface para os cabos fixos. O tambor foi preenchido com cabos, montado na unidade e testado quanto ao seu funcionamento. "Este foi o único jeito de garantir que uma obra de arte feita e montada na Alemanha pudesse atravessar o mundo e ser instalada com rapidez", diz Stephan Hessberger entusiasmado. Para a instalação, a unidade completa, incluindo a e-spool, foi colocada sobre rodas de suporte, fixada e elevada à mão. A seguir, a extremidade solta da e-spool foi montada no teto oculto e conectada acima. Assim foi possível continuar o trabalho de instalação e colocar e obra de arte em movimento.

Aqui você pode ver a escultura cinética em ação:

Aqui você pode conferir todo o processo de criação da escultura: